Diploma casamento

Diploma casamento

Caligrafia em extinção?

Caligrafia em extinção? Quem disse?


Muito tem se divulgado sobre a extinção da caligrafia artistica, que esta absoleta nos dias de hoje, embora tenha sofrido uma queda consideravel com a invenção da imprensa e como se não bastasse a chegada da informatica, a caligrafia esta também se atualizando e conquistando seu espaço no design moderno.


No Brasil um grupo do facebook tem abraçado essa causa e tem levado a sério essa tarefa.

A missão do Caligraphic Coffee é bastante ampla e podemos ver que essas mudanças afetaram o mundo todo, então a primeira meta do grupo foi reunir todas esses artistas.

Aqui no Brasil essa arte esta bem tímida, e lutando muito pelo seu espaço, esse encontro com artistas do mundo nos possibilitou saber que lugar estávamos nessa historia e percebemos que ainda tínhamos muito o que explorar nessa arte.

Notamos que no mundo ainda existe essa profissão e que continua fazendo sucesso.


Hoje a caligrafia conquistou um lugar bastante honrado no mercado de trabalho, como convites de casamentos da alta sociedade, diplomas de faculdades, diplomas de cidadania honoraria, menções honrosas, amplamente usadas no trabalho de brasões e heráldicas, cartões, ilustrações de revistas onde requer um trabalho mais exclusivo, diplomas de casamentos etc.

Então posso afirmar que não foi a caligrafia que entrou em extinção, e sim o leque de clientes que começaram a procurar maior comodidade como preço, tempo de entrega onde os trabalhos gráficos podem fazer mais rapido e mais barato.


A criação do grupo Calligraphic Coffee permitiu o Brasil de se unir também, conhecer profissionais de outras regioes, e fiquei maravilhado com a enorme quantidade de profissionais que havia em nosso país.

Nesse grupo tive a honra de conhecer a calígrafa Dora Bottger de São Paulo que trabalha profissionalmente desde 1969, prestando trabalhos maravilhosos para muitas entidades e pessoas importantes do cenario nacional e internacional como o ex Presidente Luiz Inacio Lula da Silva, Dilma Roussef, para Bento 16, Academia brasileira de letras, varias faculdades do Brasil e muitas outras entidades internacionais.

Outra profissional talentosíssima é a Lili Detoni de Campinas, que esteve na Itália aperfeiçoando ainda mais o seu trabalho não só na caligrafia mas também em iluminuras, caligrafia medieval e restauração.

Meu trabalho esta voltado para diplomas, brasões municipais e heraldicas

Trabalhos de Glassmann Scriptorium

glassmanndesigner@gmail.com

Além de conhecer artistas maravilhosos do mundo inteiro o grupo ainda se dispõe a divulgar a caligrafia para quem esta iniciando e deseja aprender a caligrafia seja como profissão ou simplesmente para melhorar a letra usada no dia a dia.

E isso esta acessível a todos que tenham boa vontade de aprender.


O grupo esta diariamente atualizando seu conteudo, porque temos uma atenção e um compromisso com cada integrante do grupo, a propósta não é apenas reunir os profissionais, mas também aperfeiçoar, trocar informações, rever o que já sabemos, e assim melhorar a qualidade de nosso trabalho.


A caligrafia e a informatica

A caligrafia tem a finalidade de criar fontes que o computador não possui, ou dar a essa fonte uma identidade mais humana e criativa, tornando assim um designer mais completo para o mercado de trabalho, ainda tem trabalhos que o computador não pode fazer, ou levaria mais tempo para fazer, como criar uma fonte exclusiva para um cliente, ainda mais se o trabalho for um texto longo.

Essa transição caligrafia computador pode ser facilmente tranferida por vetorização ou outro processo grafico.

Então a caligrafia esta para expandir as possibilidades criativas de um bom profissional.

Sobre o grupo

O grupo Calligraphic Coffee Associations já tem 1 ano e meio de existencia e mais de 7 mil membros, foi criado pelo paranaense Glassmann Scriptorium e tem muitos objetivos e finalidades bastante definidos.

Um deles é a preocupação em divulgar e expandir a arte da caligrafia no Brasil.

Fornecer atravéz dos meios virtuais, meios de auxilio para ajudar futuros alunos, ou pessoas que desejam se tornar profissionais na area ou simplesmente melhorar a qualidade de sua letra pessoal.

Possibilitar a troca de experiencias com outros profissionais de outros países.

Desde sua fundação o grupo tem ampliado horizontes para os artistas brasileiros e a caligrafia esta se expandindo a cada dia, muitas pessoas tem entrado sem saber quase nada, e em pouco tempo tem se destacado no grupo, além de tornar mais evidente caligrafos que antes estavam quase escondidos.

Mas o grupo não é apenas para caligrafos, designers, profissionais das artes graficas, o grupo também tem um foco na caligrafia e ilustração medieval, como as iluminuras, capitulares, ilustrações etc.

O grupo hoje conta com a participação dos melhores calígrafos do Brasil e de vários países do mundo, os interessados em aprender caligrafia estão convidados a participarem.

O próximo passo do grupo agora é tornar viavel um encontro nacional entre os integrantes, e no futuro um encontro internacional.

O objetivo desse encontro é possibilitar que os integrantes se conheçam, troquem informações, promover exposições e cursos com artistas capacitados.






Diploma Sociedade Heraldica

Diploma Sociedade Heraldica

Orçamentos e pedidos

Todos os pedidos de trabalho devem ser feito com pelo menos 30 dias de antecedência, ninguém tem o direito de tirar do artista o direito de imaginar, criar, testar, mudar, errar, projetar, estudar e outras atividades que fazem parte natural da criação de qualquer coisa, seja ela artística ou não, eu não faço trabalhos para ontem.

Subscrição de casamentos
Cartas personalizadas
Pergaminhos de cidadania honoraria
Pergaminhos acadêmicos
Pergaminhos de casamento
Pergaminho de ordenação ministerial de pastores
Pergaminho de comemoração de bodas
Pergaminho de juramento acadêmico
Criação de rótulos e embalagens

Esse é um trabalho puramente artístico e feito por um artista, portanto é arte, e deve ser vista como arte, eu protejo meu direito de poder criar.
Todos os orçamentos serão avaliados e respondidos pelo email glassmanndesigner@gmail.com ou pelo Facebook de Glassmann Scriptorium.

Um trabalho assim requer paciência e tempo para ser concluído e pode levar meses para ser concluído, espero que respeitem meu ritmo.

Todo material usado é profissional e de altíssima qualidade e grande parte é importado.

PEDIDOS:
Solicite uma visita se preferir, para que seja tudo bem planejado com antecedência.

PAGAMENTO:
Duas parcelas sendo 50% adiantado, que deverá ser pago antes do trabalho atingir 50%, o restante deve ser pago na entrega.

Diploma casamento 2

Diploma casamento 2

Pergaminho de casamento A3

Pergaminho de casamento A3

Serviços de computação gráfica

Além dos serviços caligráficos realizamos trabalhos digitais.


Digitalização fotografia
Restauração fotografica
Modelagem 3D
Criação de logotipos e logomarcas
Rótulos e embalagens
Design de diplomas e certificados
Ilustração digital
Cartões de visita

Diplomas tamanho A4

Diplomas tamanho A4

Brasões 2

Brasões 2

Brasão 4

Brasão 4

Cursos e palestras

Também estou a disposição para realizar cursos e palestras sobre os temas relacionados a caligrafia, desenho artístico, Desenho publicitario (Desenho de letras), cartazismo, entre outros.
Para os interessados no assunto, participem do grupo Calligraphic Coffee Associations no facebook.


Contatos glassmanndesigner@gmail.com ou pelo Facebook Glassmann Scriptorium.

Brasões e heraldicas

Brasão 5

Brasão 5

Diploma 1

Diploma 1

Diploma honorario

Diploma honorario

Diploma

Palestras sobre vida alternativa

Desde muito cedo me deparei com o beco sem saída em que nos encontramos na atual maneira de se viver em sociedade, e desde muito cedo também, percebi que minha vocação estava voltada em ajudar pessoas, trabalhos sociais e assuntos relacionados.

Atualmente nossa vida se resume em trabalhar para pagar contas, impostos, dividas com bancos, onde 40% de tudo o que ganhamos são para sustentar o atual sistema politico de nosso país, é como se todo mês simplesmente trabalhássemos de graça para o governo.

Acredito veementemente que nossa missão nessa vida se resume em viver momentos que nos tragam satisfação, felicidade, vivendo com saúde.
1/3 de nossa vida vamos passar dormindo.
1/3 de nossa vida vamos passar trabalhando para enriquecer outras pessoas em troca de um salário que podemos chamar até de preço simbólico pelo serviço prestado.
1/3 de nossa vida teremos realmente para gastar com o nosso bem estar e nossa qualidade de vida, são apenas 8 horas por dia para dar sentido em toda a nossa vida.

Parece ser muito tempo, mas nesse 1/3 estão incluido o tempo que gastamos nos alimentando, tomando banho, estudando, indo ao mercado, buscando nosso filhos na escola, mas a realidade é que quase todo esse tempo, gastamos em frente da nossa televisão assistindo novelas que em nada ajudam para nos tornar pessoas melhores.

Palestras sobre assuntos relacionados aos meus dois livros "Vida alternativa" e "O despertar" Ambos relacionados e uma nova maneira de se viver com mais saúde e com uma nova consciência que agrida menos o planeta, sobre assuntos de permacultura, vida alternativa, ecovilas, os beneficios espirituais quando se vive fora do sistema atual da sociedade.

Conheçam e participem de nosso grupo
https://www.facebook.com/groups/626613194126260/

Contatos pelo email
glassmanndesigner@gmail.com

Diploma de calígrafo

Diploma de calígrafo

A importancia dos diplomas

É muito triste nos dias de hoje, como muitas empresas e escolas banalizaram a real importância de um diploma, certificado ou pergaminho, e quando falo dessa situação, me refiro a escolas que imprimem os certificados, algumas empresas chegam a ter a pouca vergonha de tirar xeróx do mesmos e preenchendo posteriormente.


Antigamente nos primórdios da invenção de um documento que certificasse alguém a alguma determinada importância como um titulo de nobreza, um aprendizado de um aluno depois de muitos anos de aprendizado, o diploma ou certificado era um documento tão importante quanto um certificado de posse de uma terra.


Era um ritual tão sagrado que era cercado de honras, tanto na cerimonia de entrega, como no ritual de confecção do mesmo, era tão importante esse documento que muitos o guardavam a sete chaves, outros a exibiam com o máximo garbo e orgulho de ter a sua posse.


Haviam profissionais habilitados e treinados para confeccioná-los, mestres na arte da caligrafia e da ilustração, esse documento era feito em peles de cabras devidamente preparados para a escritas, com o objetivo de conservá-los por mais tempo, evitar de se rasgasse com o muito de manuseio, eu fico imensamente feliz em saber que muitas entidades ainda preservam essa tradição tão unica no mundo da comunicação impressa.


Um cavaleiro recebia sua ordenação de cavaleiro do rei, com um ritual cheio de pompas e honras dignas de um cavaleiro, e sua ordenação estava gravada na pele de cabra (pergaminho) para sempre, acompanhada pelo selo real, furtar esse documento era condenado a morte por enforcamento, era o mesmo que roubar uma escritura de terras, era essa a importância que um pergaminho de ordenação tinha na época.


Eu tenho razões para acreditar que um pergaminho desses deveria ser o documento mais precioso que ele poderia possuir com ele, e ele era cobiçado porque nem todo mundo poderia ter, era algo caro, poucos sabiam fazer com letras tão perfeitas, quase que divinamente escritas, e é por isso que esses documentos eram tão honrados, a honra não deve ser apenas do aluno, o documento em sí deve estar carregado dessa honra, deve ser algo luxuoso, cercado de pompas, brilhos, filetes finamente adornados, deve dar orgulho ao possuidor de o recebê-lo, e não ter vergonha ou se sentir indiferente por ser um simples pedaço de papel.

E é justamente o contrário que um documento desses proporcionar ao seu possuidor.


Da mesma maneira um papa ou um bispo recebiam e ainda recebem tal honra em suas ordenanças sagradas, o mesmo digo de reis, príncipes, e outros integrantes da realiza.

Depois de vários anos de estudos, dedicação a vida religiosa, o Bispo recebe do Papa a sua ordenação, e um documento com o selo do papa autenticando a oficialidade do cargo a ele imposto, cujo documento ainda é confeccionado na maneira original e artesanal.


Eu acho uma imensa falta de respeito ao aluno ou ao homenageado ganhar um diploma sem a menor pompa possível para honra-lo pelo seu esforço, muitos profissionais hoje foram trocados pelos diplomas e certificados de impressoras de computador, bem estilo padrão mesmo.


Mas é importante dizer aqui, que essas honras ainda são preservadas em muitos países da Europa além da China, Japão, Estados Unidos, que por sinal ainda possuem o seu departamento de caligrafia na Casa Branca, apenas para citar alguns países que ainda mantêm a tradição de diploma serem feitos a mão.


Além de alguns países, temos varias entidades, empresas e Faculdades que ainda mantêm essa tradição, além de muitas entidades religiosas que isso ainda é uma regra, vou citar como exemplo o Vaticano e muitas tradições secretas na ordenação de seus mestres.


Apenas para citar outro exemplo, muitos países aonde ainda existe a monarquia, os diplomas de honra, convites e outros documentos oficiais ainda são feitas por calígrafos.


Para concluir esse assunto, gostaria de informar que se vc realmente respeita o esforço de seus alunos, os cidadão honorários de sua cidade, Os formandos de sua faculdade, saiba que é muito vergonhoso para uma entidade entregar um diploma padrão de gráfica para quem se dedicou 4 ou 5 anos estudando em sua entidade, inclusive pagando mensalidades.


Então em nome da velha tradição de calígrafos, quero fazer esse apelo, que voltem a tradição, voltem a honrar o velho documento que honra a tantas pessoas que os recebem, e de a eles o orgulho que o diploma de fato lhe confere.


A caligrafia não esta morrendo por causa da tecnologia, esta morrendo pela preguiça de se envolver com outro profissional e pela ambição daqueles que querem ganhar mais e gastar pouco, ela esta morrendo pela comodidade diante da facilidade, quanto a importância? um diploma não é nada, é apena um papel que fala sobre algo que você fez, só isso, é lamentável que muitas pessoas pensem assim.


Eu fico imensamente triste pelo Brasil ter banalizado a importância de tal documento que hoje são impressos aos milhares nas gráficas todos em centenas de modelos padrão.

Mesmo sabendo que no País existem muitos profissionais nessa área das artes, calígrafos dedicados e habilidosos na arte da escrita estão a míngua devido a esse relaxamento artístico, essa falta de mentalidade artística e respeitos aos artistas de seu país.


Esse texto é apenas o desabafo de um artista que tanto ama o que faz, que passou anos estudando, treinando, buscando a perfeição para poder agradar ainda mais seus clientes, anos de dedicação sobre uma arte que aos poucos vai se perdendo pelo tempo.


Eu acho que essas pessoas mereciam bem mais que um documento gráfico padrão, elas mereciam uma verdadeira obra de arte, feita por um artista e não por uma maquina, por uma impressora fria que imprime traços sem sentimentos, sem respeito, e sem pudor em matar artistas.


Quero que saibam que estamos aqui, esperando o seu pedido, esperando o seu trabalho, para dedicar-nos ao máximo em lhe entregar uma verdadeira obra de arte pela qual você lembrará por toda a sua vida, e irá exibir orgulhosamente a todos, não apenas pela honra de ordenação, mas também pela imensurável beleza artistica.


E não se preocupe se você perder ou rasgar o seu, podemos imprimir outro, vários deles se você quiser, todos idênticos, existem tantos diplomas no mercado hoje que não me admira que um engenheiro tenha vergonha de pendurá-lo na parede, é tão simples que nem chama a atenção de mais ninguém.


Aprenda a honrar as pessoas que mereçam, artista também é um trabalhador.



Texto de Glassmann Scriptorium ainda incompleto

Close

Close

Caligrafia

Caligrafia